links

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015


2º ANO 

O sistema de classificação de Lineu

Como vimos na aula anterior o sistema de classificação proposta por Lineu ficou assim: REINO, FILO, CLASSE ORDEM, FAMÍLIA, GÊNERO E ESPÉCIE.
Lineu também criou algumas regras que aplicamos ate hoje. É por conta de suas contribuições o nome cientifico de uma espécie deve sempre ser em latim, e composta de duas palavras: a primeira referente ao gênero, o epiteto genérico (epiteto= acrescido), e a segunda epiteto especifico. O nome do gênero deve ser sempre aparecer destacado do texto que o menciona: em itálico ou sublinhado, com a primeira letra sempre em itálico ou sublinhado, mas em letra minúscula: exp:. Apis melífera (abelha), Homo sapiens e Zea mays (milho).

Sistemática, ciência da biodiversidade.

Identificar, catalogar e, enfim, classificar a biodiversidade é o primeiro trabalho do ramo da biologia conhecimento cientifico como a Sistemática. Biólogos dessa área trabalham para a importância e relevância da sistemática se aplique também para demais áreas da Biologia. Assim a classificação dos seres vivos como e feita atualmente deve refletir a relações naturais entre os organismos por meio dos graus de parentesco entre espécies.
Em outras palavras, os esforços de classificação realizados pelos sistematas atuais buscam refletir a proximidade evolutiva entre os organismos. Pela metodologia de classificação mais utilizada atualmente, esse tipo de ordenação e conhecido como filogenia e pode ser expressos em arvores filogenético ou cladogramas.

Os reinos biológicos

A classificação dos seres vivos em animal e plantas e muito antiga. De maneira geral, todos os seres vivos que se locomovem ativamente, como animais e protozoário eram classificados como animais, aquáticos os que não tinham essa capacidade, como planta, fungo e algas, eram considerados plantas. Com o desenvolvimento da microscopia e das novas técnicas de analise das características de cada espécie, essa divisão passou por varias revisões. A divisão moderna reconhece a diversidade de seres vivos da Terra e considera outros parâmetros, como o tipo de célula: células procariontes ou células eucariontes e pela qual essa célula obtêm seus nutrientes podendo ser heterotrófico ou autotrófico.

Os três domínios biológicos

Com o avanço nos estudos em sistemática, principalmente com a aplicação de técnicas de biologia molecular, os especialistas sugerem classifica os reinos dos seres vivos em três domínios: Bactéria, Archaea, ambos procariontes, e Aukarya, que agrupa todos os eucariontes.

Cinco reinos biológicos
Existem varias maneiras de classificar a biodiversidade, porem mais importante do que classificar é conhecer a as características dos grupos de organismos e entender os motivos para tal separação.
Uma das possíveis classificações é agrupa os seres vivos em cinco grandes reinos: Monera, protoctista, fungi, platae e animália. Ela foi proposta pelos biólogos Lynn Marrguilis e Karlene Schwrtz na década de 80 a partir de algumas modificações da proposta de cinco reinos feita e 1959 pelo biólogo Robert Whittaker.

Reino Monera
Todos os procariontes são membros do reino monera. Porém, estudos mais recentes apontam para relação evolutiva mais próxima entre arqueas é eucariontes do que arqueas e bactérias.

Bactérias

As bactérias apresentam estrutura celular bastante simples, compota basicamente de membrana plasmática, parede celular, citoplasma ribossomos e material genético. O material genético das bactérias é composto de um  cromossomo que corresponde a uma molécula de DNA circular e também pode conter 1plasmidios- filamento circulares de DNA menores o cromossomos e auto duplicável, que não são essenciais à bactéria, mas podem trazer vantagens. Algumas são dotadas de capsulas bacterianas, que recobre e protege a célula, impedindo sua fagocitose por células de defesa de um organismo hospedeiro.